Devido ao aumento da realização de planejamentos familiares e desejo de limitar o número de filhos, a vasectomia vem ganhando a preferência de um número cada vez maior de homens.
Trata-se de uma cirurgia de esterilização masculina na qual se corta o ducto deferente que é o responsável por comunicar os espermatozóides com o líquido seminal. A cirurgia é realizada com anestesia local, de caráter ambulatorial, com baixo índice de falhas e de efeitos adversos. No mesmo dia o paciente realiza a cirurgia e já recebe alta para casa.
Entendi, Bermudes! Agora como faço para agendar a minha?
Então vamos lá, de acordo com a lei no 9.263, de 12/01/1996, podem realizar o procedimento cirúrgico homens com 25 anos de idade ou com 02 filhos vivos.
Quando é manifestado o desejo de realizar a vasectomia, é necessário esperar 60 dias de acordo com a lei. Neste período, o paciente é orientado registrar o termo de responsabilidade de esterilização cirúrgica em cartório (notificação compulsória). Além disso, também deverá ser realizada consulta com psicólogo para confirmar o desejo do individuo ou do casal no caso de homens casados.
Após a conclusão destes procedimentos, são realizados exames pré-operatórios e a cirurgia é agendada.
Ótimo, fiz a cirurgia! Já estou estéril?
Após a realização da cirurgia, quando o paciente ejacular 30 vezes, é realizado um espermograma, exame no qual se quantifica os espermatozoides e então se confirma a esterilização (azospermia). A partir disso, está livre e seguro para seguir em frente. Lembrando que os testículos continuam funcionando normalmente e a ejaculação também continua presente, porém sem os espermatozoides.